A Internacional da Juventude Comunista (IV Congresso da Internacional Comunista)

Por IV Congresso da Internacional Comunista (1922), via marxists.org, traduzido por Jeadi Frazão

Resolução sobre a Internacional da Juventude Comunista

1. De acordo com as decisões do Terceiro Congresso da Internacional Comunista, o Segundo Congresso Mundial da Internacional da Juventude Comunista (IJC) decidiu subordinar as organizações da Juventude Comunista politicamente aos Partidos Comunistas. O congresso também resolveu as transformar, de organizações de vanguarda estreitas, ensimesmadas e puramente políticas para amplas organizações de massas da juventude trabalhadora com o objetivo de representar os interesses da juventude trabalhadora em todas as áreas, na perspectiva de ação da classe operária e sob a liderança política do Partido Comunista.

Entretanto, as organizações da Juventude Comunista ainda devem permanecer políticas em seu caráter, com sua ação baseada na participação na luta política. Foi reconhecido que os meios mais importantes e diretos de agitar e ganhar as amplas massas da juventude trabalhadora foram a luta por suas demandas econômicas imediatas e contra o militarismo burguês. A chamada foi feita para a transformação das formas organizativas de trabalho e atividade das ligas juvenis de forma consistente com as novas tarefas. Em particular, foi reconhecida a necessidade de introduzir um trabalho sistemático de educação comunista dentro da organização e, também, de educação de massas para aqueles de fora das fileiras.

A implementação das decisões do Segundo Congresso Mundial, que poderiam ser alcançadas somente através de um longo e persistente trabalho esbarrou em dificuldades, como a novidade, para a maioria das ligas, das tarefas propostas. Além disso, a crise econômica (pobreza, desemprego) trabalhou negativamente na força numérica. A ofensiva violenta da reação levou muitas ligas à ilegalidade, reduzindo seu tamanho. O refluxo temporário da maré revolucionária e o enfraquecimento das disposições revolucionárias entre a classe operária como um todo também tiveram um efeito adverso na juventude trabalhadora, e sua inclinação mudou para um menor interesse pela política. Ao mesmo tempo, a burguesia e os socialdemocratas intensificaram seus esforços para influenciar a juventude trabalhadora e organizá-la.

Desde o Segundo Congresso Mundial, as organizações da Juventude Comunista têm se subordinado aos Partidos Comunistas. Apesar disso, o relacionamento mútuo entre partido e juventude, em geral, não representa ainda uma implementação completa das decisões do Congresso Mundial. Em particular, o necessário suporte do partido para o trabalho da liga juvenil tem frequentemente sido insuficiente. A Internacional da Juventude Comunista foi bem sucedida nos últimos quinze meses em dar importantes passos práticos para transformar a organização de acordo com as decisões do Segundo Congresso Mundial, criando assim alguma das pré-condições para sua transformação em organização de massas. Em vários países, as organizações da Juventude Comunista também iniciaram a propaganda pelas demandas econômicas e políticas da juventude trabalhadora, um caminho que os levará, enquanto o perseguem, a influenciar as grandes massas. Elas já organizaram e levaram adiante algumas campanhas e até mesmo ações militantes específicas.

As organizações da Juventude Comunista ainda não foram capazes de atingir sua transformação em organizações de massa, em relação aos seus números, seu contato com as massas ou sua influência e liderança contínua. Essas permanecem como tarefas importantes para o futuro.

2. A ofensiva capitalista atingiu a juventude trabalhadora com toda a sua força. Cortes nos salários, jornadas de trabalho mais longas, desemprego e exploração no ambiente de trabalho os afetam não somente da mesma forma que afetam a classe operária adulta mas em formas e circunstâncias mais graves. A juventude trabalhadora é jogada contra a classe trabalhadora adulta e utilizada como força de trabalho barata e fura-greve, aumentando o desemprego dos trabalhadores adultos.

Essas condições, desastrosas para toda a classe operária, são sustentadas e exacerbadas pela traição da burocracia sindical reformista, que não atende às necessidades da juventude trabalhadora e as sacrifica. Exclui as massas de jovens trabalhadores das lutas da classe trabalhadora adulta. Em verdade, frequentemente barra a juventude de inserir-se nos sindicatos.

O crescimento do militarismo burguês também intensifica o sofrimento de jovens trabalhadores e camponeses, que são forçados a vestir o uniforme do capitalismo militarista e destinados a servir como bucha de canhão em futuras guerras imperialistas. A reação ataca a juventude europeia, privando-os passo a passo do direito de formar organizações da Juventude Comunista, mesmo onde existem Partidos Comunistas.

Até agora, as duas Internacionais Socialdemocratas da Juventude têm permanecido inativas diante do sofrimento da juventude trabalhadora. Ao entrar em um bloco, elas tentaram frustrar o desejo da classe trabalhadora adulta e de toda a juventude trabalhadora por uma luta de massas unificada. Esse bloco foi formado para distrair as massas sofredoras da juventude trabalhadora da luta e de uma frente única de toda a juventude trabalhadora. Ademais, foi mirado diretamente para a Internacional Comunista e levou à iminente fusão das duas Internacionais Socialdemocratas da Juventude.

A Internacional Comunista declara que uma frente única entre trabalhadores jovens e adultos é absolutamente necessária. Convoca os Partidos Comunistas e todos os trabalhadores ao redor do mundo para defender firmemente as demandas da juventude trabalhadora na luta contra a ofensiva capitalista, o militarismo burguês e a reação.

Saúda a luta da Internacional da Juventude Comunista por uma frente única da juventude trabalhadora e por suas demandas essenciais, como parte da frente única de toda a classe trabalhadora. Garante todo o suporte para a luta internacional da juventude pela frente única entre trabalhadores jovens e adultos. Os ataques capitalistas ameaçam empurrar os jovens trabalhadores na profunda pobreza e convertê-los em vítimas desamparadas do militarismo e da reação. Isso deve ser enfrentado pela resistência firme e unitária da classe trabalhadora como um todo

3. Para alcançar o trabalho e as tarefas que a esperam no caminho para ganhar e educar as massas, o movimento da Juventude Comunista requer compreensão atenta e suporte efetivo do Partido Comunista.

A colaboração íntima entre partido e juventude em todas as áreas e o contínuo envolvimento da organização de juventude na vida política do partido é essencial para manter o interesse político e a energia política no movimento da juventude Comunista. Essas qualidades são indispensáveis para o Partido Comunista em sua luta e em seu trabalho para levar à cabo as decisões da Internacional Comunista. Os Partidos Comunistas devem oferecer à juventude auxílio organizacional. Eles devem direcionar membros jovens para a colaboração com a juventude Comunista, designar jovens membros do partido e propagandear a tarefa de fundar organizações de juventude em lugares onde o partido está estabelecido. Desde que a Juventude Comunista começou a abordar a tarefa de reorientar sua atividade em direção as massas da juventude trabalhadora, o Partido Comunista deve promover a fundação e o trabalho de grupos da juventude comunista (células e frações) nas fábricas e em suas frações nos sindicatos. Representação mútua do partido e da juventude em todos os organismos (células, grupos locais, lideranças distritais, comitês centrais, congressos, frações, etc.) também devem ser promovidas.

A Juventude Comunista deve fincar fortes raízes nas massas da juventude trabalhadora pelo fortalecimento da propaganda econômica, pelo seu contínuo envolvimento na vida e nos problemas da juventude trabalhadora, e por sua permanente e diária defesa de seus interesses, portanto, levando-os a ingressar na luta com a classe trabalhadora adulta. O Partido Comunista deve portanto dar sólido suporte ao trabalho econômico da juventude Comunista através de suas células e frações em fábricas, escolas e sindicatos. Colaboração estreita entre membros da juventude e do partido deve ser atingida nos sindicatos. Membros do Partido nos sindicatos devem observar se jovens trabalhadores e aprendizes são recrutados para os sindicatos com direitos iguais, que suas tarifas sindicais sejam reduzidas, que as demandas da juventude trabalhadora ecoem nas lutas sindicais e que sejam levadas em conta na celebração de acordos salariais e outros. Além disso, o Partido Comunista deve promover o trabalho econômico e sindical da organização de juventude através da propaganda e do suporte ativo em suas campanhas, além de encarar suas demandas como parte dos objetivos do Partido na sua luta cotidiana.

Dado o perigo acrescido de guerra imperialista e crescimento da reação, os Partidos Comunistas devem prover sólido suporte à luta antimilitarista conduzida pelas organizações da Juventude Comunista, na qual a juventude deve ela própria prover liderança prática e efetiva. Os jovens comunistas devem ser os maiores lutadores militantes em defesa do partido e em defesa da classe trabalhadora contra a reação.

A transformação da Juventude Comunista, com o objetivo de tornar-se organização de massas, confere grande importância ao trabalho de educação comunista. Pois quando as massas são ganhas, sua educação e escolarização comunista toma importância especial. O trabalho de educação da Juventude Comunista requer sua própria estrutura, especial e separada, e deve ser realizado sistematicamente. O Partido deve dar o suporte necessário, fornecendo generosamente professores e materiais de ensino, ajudando na organização de escolas e cursos, providenciando lugares para a Juventude Comunista nas escolas do partido, e incluindo escritos da juventude no programa de publicação editorial do partido.

O Congresso considera essencial que as publicações do partido deem aumentada atenção à luta das organizações da Juventude Comunista através da publicação regular de suplementos e colunas da juventude e através da contínua atenção à vida e luta da juventude trabalhadora em outro lugar nas publicações.

O mundo burguês, cujos esforços encaram a dura resistência da consciência de classe da classe operária adulta e da juventude trabalhadora revolucionária, tenta, em particular, envenenar e alienar as crianças da classe trabalhadora. Isso dá grande importância à organização e promoção de grupos de crianças comunistas. Esses grupos devem ser organizados e dirigidos pela juventude, e o partido deve ajudar esse trabalho, contribuindo com forças e tomando a liderança dos grupos de crianças. As organizações da Juventude Comunista começaram a publicação de publicações para crianças comunistas em vários países, e essas merecem o apoio do partido.

A colaboração entre partido e juventude deve ser particularmente íntima nos países em que a reação forçou o Movimento Comunista à ilegalidade.

Ao destacar a importância especial do trabalho comunista para ganhar as massas da juventude trabalhadora, o Quarto Congresso aponta a significação excepcional da Internacional da Juventude Comunista. O Quarto Congresso saúda a ICJ como sua mais decidida companheira de luta no presente e sua reserva para o futuro. 

Compartilhe:

Deixe um comentário