Grã-Bretanha: cúmplice no esmagamento do partido Tudeh do Irã

Por Iman Aslani, via Qantara.de, traduzido por Thalita Alves Dias

Recentemente, os Arquivos Nacionais Britânicos divulgaram a correspondência de ex-diplomatas britânicos de alto escalão enviados ao Irã no início dos anos oitenta. As cartas indicam que o Reino Unido apoiou o esmagamento do partido de oposição iraniano Tudeh após a Revolução Islâmica.

O que selou o destino do Partido Tudeh, o maior e mais bem organizado partido da oposição iraniana na época da Revolução Islâmica de 1979? Fundado na década de 1940, o Partido Comunista apoiou a República Islâmica e permaneceu praticamente sem controle até 1983, enquanto outros grupos e partidos de oposição foram destruídos pelos novos governantes.

No inverno de 1983, no entanto, também havia chegado a hora do Partido Tudeh: o regime islâmico prendeu mais de 1.000 de seus membros e até 200 teriam sido executados. O partido foi banido e, portanto, forçado a ir para a clandestinidade. A perseguição aos comunistas aumentou com a “confissão” do secretário-geral de Tudeh, Noureddin Kianouri, na televisão na primavera de 1983, quando ele admitiu que o partido havia agido contra os interesses do povo iraniano e espionado para a União Soviética.

A lista de sucessos britânicos

De acordo com o jornal da Internet sul-africano Daily Maverick, as informações fornecidas pelo major soviético da KGB Vladimir Kuzichkin, que desertou para a Grã-Bretanha em 1982, desempenharam um papel central na destruição do partido e na execução de seus funcionários.

O serviço secreto britânico MI6 compilou uma lista com as informações de Kuzichkin, escreve o Daily Maverick em seu relatório publicado em 21 de janeiro de 2020. A lista incluía os nomes de iranianos que supostamente trabalhavam para a União Soviética na época. Diz-se que Kuzichkin foi o responsável pelos contatos com o partido Tudeh na URSS. Sua lista acabou não apenas com o serviço secreto americano CIA, mas também com os que estão no poder em Teerã.

Com base na correspondência confidencial recentemente divulgada de dois diplomatas britânicos de alto escalão – Nicholas Barrington e Chris Rundle – o Daily Maverick descreve o objetivo que o governo britânico tinha na época. Ele cita as memórias de Nicholas Barrington. Na época, ele era chefe do departamento de interesses britânicos em Teerã, que funcionava a partir da embaixada sueca, já que o Irã e o Reino Unido haviam suspendido completamente as relações diplomáticas.

De acordo com as memórias de Barrington, as informações de Kuzichkin simplesmente “chegaram” às autoridades da República Islâmica. Não são dados mais detalhes. O Daily Maverick escreve que foi presumivelmente a então primeira-ministra britânica Margaret Thatcher, o secretário de Relações Exteriores britânico Francis Pym e o então chefe do MI6, Colin Figures, quem autorizou a colaboração com a CIA para passar as informações de Kuzichkin ao regime iraniano.

“As linhas devem permanecer abertas”

Os documentos sugerem que a política britânica na época estava mais em sintonia com os novos governantes iranianos do que com a geopolítica da Guerra Fria ou a influência soviética no Irã, escreve o Daily Maverick. De acordo com o Daily Maverick, na primavera de 1983, o mais tardar, Barrington, outras autoridades britânicas e o Ministério das Relações Exteriores britânico estavam cientes de que a República Islâmica estava usando repressão, tortura e confissões forçadas. Chris Rundle, um alto funcionário britânico em Teerã, informou o Ministério das Relações Exteriores britânico em junho de 1983 sobre as prisões em massa de membros do Tudeh e as execuções iminentes.

“Não foi possível encontrar nenhuma evidência nos arquivos de 1983 de que as autoridades britânicas tenham feito outra coisa senão aceitar essa repressão severa”, continua o jornal sul-africano da Internet. Os papéis de Barrington deixam claro que outros embaixadores europeus também eram da opinião de que as linhas para o Irã deveriam permanecer abertas. Barrington também mencionou em suas memórias que “havia dinheiro a ser ganho no Irã”: “uma parte importante do nosso trabalho era manter os laços comerciais britânicos com o Irã e promover as exportações”, cita Daily Maverick.

O jornal sul-africano também publicou um documento confidencial de maio de 1983 no qual Oliver Miles, então chefe do Escritório do Oriente Médio e Norte da África no Ministério das Relações Exteriores britânico, comentava as “confissões” de funcionários do Tudeh transmitidas pela televisão iraniana. Em sua opinião, isso poderia ser útil para a Grã-Bretanha: “poderia haver referências a partidos amigos em outros países que poderíamos usar”, como as relações do partido Tudeh com o Partido Comunista na Síria, disse Miles. Também pode haver referências à Líbia e à Argélia.

Não se preocupe com a influência da União Soviética no Irã

De acordo com o Daily Maverick, não está claro nos documentos se a Grã-Bretanha estava preocupada na época com a influência da União Soviética no Irã. Seu “apoio” à destruição do partido Tudeh não foi, portanto, um episódio da Guerra Fria.

A República Islâmica se opôs implacavelmente ao comunismo, escreve o jornal da Internet. O armamento do Iraque por Moscou durante a Guerra Iraque-Irã (1980-1988) foi outro ponto de discórdia entre os dois países, assim como a invasão soviética do Afeganistão em 1979, que levou milhões de afegãos a fugir para o Irã.

Os soviéticos, por sua vez, não tinham interesse em trabalhar para preservar o Partido Tudeh. O Daily Maverick cita a carta de Barrington a Londres em julho de 1982 – quando o Major Kuzichkin da KGB já estava na Grã-Bretanha. Moscou estava preparada para desistir do Partido Tudeh, escreveu o diplomata.

Em maio de 1983, em uma carta ao Ministério das Relações Exteriores britânico, Barrington descreveu o esmagamento do Partido Tudeh no Irã como “um grande marco foi alcançado nas relações soviético-iranianas e talvez também na história dos partidos comunistas no exterior”, de acordo com o Daily Maverick.

Compartilhe:

Deixe um comentário