“Encubra!”: os trabalhadores “sabem a verdade” sobre o desastre do descarrilamento – por que estão sendo ignorados?

Por Bob Hennelly. Traduzido por Bruno Santana, via Salon

Ao longo do recente descarrilamento de um trem de carga com produtos químicos perigosos em Ohio e a provação de quatro dias que se seguiu enquanto o naufrágio em chamas era estabilizado, a única perspectiva que constantemente faltava nas reportagens era a dos trabalhadores ferroviários sindicais. Não importava se era o New York Times, o Washington Post ou a Associated Press , a reportagem baseava-se em entrevistas com autoridades locais, estaduais e federais, bem como declarações da Norfolk Southern, a transportadora ferroviária, mas não a perspectiva de seus trabalhadores sindicais.


Era como se robôs e IA já estivessem dirigindo o trem. Toda a narrativa do cataclismo foi emoldurada por funcionários e pela corporação cujo trem com defeito agora colocava os trabalhadores e a comunidade em risco de vida. O descarrilamento ocorreu na fronteira rural de Ohio e Pensilvânia, exigindo que ambos os estados ativassem uma resposta de evacuação de emergência.

Na noite de sexta-feira, a tranquilidade de East Palestine, Ohio, com uma população de 4.761 pessoas, foi abalada quando um trem Norfolk Southern com 150 vagões a reboque descarrilou, provocando um incêndio que inundou a área com fumaça tóxica. De acordo com a Agência de Proteção Ambiental dos EUA [EPA], 20 dos vagões do trem transportavam materiais perigosos.

A EPA dos Estados Unidos teve que começar a monitorar o ar quanto a monóxido de carbono, oxigênio, sulfeto de hidrogênio, cianeto de hidrogênio, fosgênio e cloreto de hidrogênio. Ao longo do fim de semana, os bombeiros fizeram o possível para manter os vagões-tanque desativados resfriados enquanto algumas das cargas perigosas queimavam. O chefe dos bombeiros locais disse a repórteres que estava preocupado com a presença de cloreto de vinila , um gás incolor, tóxico e inflamável.

“Se você está nesta zona vermelha que está no mapa e se recusa a evacuar, você corre o risco de morrer”, alertou o governador da Pensilvânia, Josh Shapiro (D). “Se você estiver dentro da área laranja neste mapa, corre o risco de danos permanentes nos pulmões em questão de horas ou dias.”

Nos comentários iniciais, um membro do National Transportation Safety Board [NTSB] postulou que o descarrilamento do trem de 150 vagões foi provavelmente causado por um problema com um dos eixos de um dos vagões de carga ou tanque. O descarrilamento catastrófico, com significativas implicações ambientais e de saúde pública, ocorre alguns meses depois que o presidente Biden e o Congresso impuseram um contrato aos sindicatos ferroviários do país que suas bases rejeitaram em parte porque faltavam licenças médicas pagas.

No debate do Congresso sobre o movimento draconiano e antidemocrático, membros que apoiavam os trabalhadores ferroviários deram à nação um curso intensivo sobre como a indústria ferroviária do país opera. Desde a década de 1980, o país passou de cerca de 50 ferrovias de Classe 1 para apenas sete com o poder de monopólio de Wall Street semelhante aos barões ladrões do século XIX. Através de sua “ferrovia de programação de precisão” do século 21, esses barões ladrões dos últimos dias colocaram em risco a segurança dos trabalhadores e o bem-estar da comunidade.

Na segunda-feira, a transportadora ferroviária teve que realizar uma liberação controlada de gás de vários dos navios-tanque que corriam o risco de explodir e potencialmente enviar estilhaços a uma milha de distância. O governador de Ohio, Mike DeWine (Partido Republicano), teve que enviar a Guarda Nacional enquanto as autoridades lutavam para evitar uma “falha catastrófica do navio-tanque” enquanto o xerife local emitia uma severa ordem de evacuação.

“A zona de evacuação de 1 milha na East Palestine está em vigor e será aplicada. Você pode ser preso por má conduta em uma emergência, que é uma contravenção de quarto grau se apenas adultos estiverem na casa, e uma contravenção de primeiro grau se houver crianças na casa. Outras acusações de colocar crianças em perigo também serão aplicadas. Há uma alta probabilidade de liberação de gás tóxico e/ou explosão. Mais uma vez, aplicaremos a zona de evacuação. Por favor, para sua própria segurança, remova suas famílias do perigo.”

“Você precisa sair”, alertou o governador DeWine. “Você só precisa sair. Estamos ordenando que você saia. Esta é uma questão de vida ou morte.”

Um porta-voz da Norfolk Southern Railroad descreveu para a NPR como a transportadora ferroviária estava criando um pequeno buraco em cada um dos vagões-tanque instáveis ​​e permitindo que as substâncias caíssem em um poço que seria então incendiado para controlar os vagões-tanque que pode simplesmente explodir. Após uma detonação planejada, os noticiários descreveram uma nuvem de “cogumelo preto” subindo.

“A detonação foi perfeita e já chegamos a um ponto em que os vagões estão seguros”, declarou o porta-voz da ferrovia.

O PREÇO DOS LUCROS

Em uma manifestação de solidariedade sindical em dezembro para os trabalhadores ferroviários no Capitólio, Brian Renfrow, presidente da National Letter Carriers, foi aplaudido quando observou que desde 2015 as sete maiores ferrovias estavam espremendo seus trabalhadores enquanto acumulavam lucros recordes “totalizando quase US$ 150 bilhões e em Nesse mesmo período, desde 2015, essas mesmas empresas cortaram dezenas de milhares de empregos.”

O senador Bernie Sanders descreveu como a mentalidade de ganância de Wall Street corrompeu completamente a indústria ferroviária, colocando em risco os trabalhadores e as comunidades pelas quais o trem passava.

“Eles entraram na indústria há alguns anos e disseram: ‘Ei, você é muito legal com seus funcionários. Aperte – corte, corte e corte’, e nos últimos seis anos vimos uma redução de 30% no a força de trabalho”, disse Sanders. “Vocês têm que fazer mais com menos apoio e essa é a ideologia deles: como trabalhar as pessoas até o osso, para que possamos ganhar US$ 20 bilhões por ano? É por isso que temos que acabar com o cronograma de ferrovias de precisão.”

Greg Regan, presidente do Departamento de Transportes da AFL-CIO, representando os 37 sindicatos desse setor, disse que era muito cedo para atribuir causas específicas para o descarrilamento da East Palestine. Mas ele alertou que, em geral, as transportadoras ferroviárias de carga dos Estados Unidos estavam evitando qualquer regulamentação real porque o sistema federal de relatórios para quase acidentes e pequenos incidentes que sinalizam problemas maiores permanece inteiramente voluntário e nenhum deles estava optando por participar, ao contrário da indústria da aviação.

“Acho que não temos uma contabilidade muito precisa de quantas vezes esses incidentes ocorrem e quais são os riscos, tanto para os funcionários quanto para o público em geral, porque nenhuma dessas ferrovias Classe Um participa do sistema de relatórios Confidential Close Calls, onde os funcionários podem relatar quase acidentes ou incidentes menores sem medo de repercussões de seu empregador”, disse ele.

Regan acrescentou que, enquanto os gigantes do frete Classe 1 estavam optando por voar sem essa rede básica de segurança, as empresas de trens de passageiros e passageiros do país, como a Amtrak, estavam participando desse programa de conformidade de bom senso que promove a segurança porque o que é medido é gerenciado.

Ross Grooters é um engenheiro de locomotivas em Iowa [BLET Teamsters] e copresidente da Railroad Workers United, um grupo de trabalhadores ferroviários e seus apoiadores. Como Regan, ele não iria especular sobre o descarrilamento da East Palestine enquanto a investigação oficial estava em andamento, no entanto, ele enfatizou que “como em qualquer um desses acidentes, há uma série de falhas envolvidas”.

E ele acredita que a falta de uma perspectiva trabalhista no relato desses tipos de acidentes industriais deixa o público no escuro sobre o quão perigoso e estressante a ferrovia se tornou à medida que Wall Street pressiona cada vez mais a força de trabalho da ferrovia.

SILÊNCIO=CULTURA DA MORTE

“Seria certamente útil centrar a história nas vozes dos trabalhadores, mas haverá muito medo contra qualquer um que se manifeste em nosso setor por medo de retaliação dessas empresas – isso tem um efeito realmente assustador na capacidade das pessoas de falar”, disse Grooters durante uma entrevista por telefone. “E, sim, isso significa que o público não é informado sobre o quão cada vez mais arriscados esses empregos se tornaram, pois as operadoras estão se arriscando mais para aumentar seus resultados e aumentar seus lucros.”

John Samuelsen, presidente internacional do Sindicato dos Trabalhadores em Transportes, que representa 150.000 trabalhadores nos setores ferroviário, aéreo, de trânsito, de serviços públicos e de serviços, acredita que o público perde quando os insights dos trabalhadores não são incluídos nas reportagens da mídia sobre descarrilamentos

“Os trabalhadores sabem a verdade sobre o que aconteceu naquele descarrilamento e os empregadores são a voz do encobrimento e os instintos dos empregadores é culpar os trabalhadores por esses tipos de descarrilamento”, disse Samuelsen. “Eles nunca vão culpar o desinvestimento e o estado de bom estado do material rodante e da via. Os empregadores nunca vão reconhecer que reduziram o pessoal nos trilhos ao mínimo. Portanto, sem a voz dos trabalhadores e de seus sindicatos, nunca há serão relatórios equilibrados e verdadeiros sobre o que aconteceu em qualquer descarrilamento ou em qualquer tragédia nos trilhos de carga – e isso inclui colisões.”

Samuelsen continuou. “Se você olhar para nossos descarrilamentos de transporte público em massa na Filadélfia, Miami ou aqui na cidade de Nova York – o sindicato estava na vanguarda para chegar ao cerne da questão sobre qual foi a causa do descarrilamento. De fato, em 2016, houve o caso do descarrilamento do metrô no Brooklyn na 7th Ave. Station que colocou o desabamento do estado de bom estado do MTA, e foi o envolvimento do TWU Local 100 que impulsionou essa narrativa e resultou no avanço do bom estado de conservação agenda. Ausente a voz dos sindicatos – essas empresas vão apenas fazer negócios da maneira que quiserem.”

O presidente da TWU International diz que, quando os sindicatos podem promover uma ‘cultura de manifestação’, os consumidores e as comunidades dos corredores de trânsito se beneficiam diretamente.

“Basta olhar para o insight que o movimento sindical forneceu ao desastre da Southwest Airlines no final do ano passado, quando milhares e milhares de viajantes aéreos ficaram presos por cancelamentos porque a transportadora havia desinvestido ao longo de várias décadas por não atualizar a tecnologia necessária. para evitar o tipo de colapso que realmente aconteceu”, disse ele. “Sem a verdade dos locais 555 e 556 do TWU, a Southwest ainda estaria fazendo sua música e dança perpétua.”

Sara Nelson, presidente da Associação de Comissários de Voo da CWA, disse: “Um verdadeiro compromisso com a segurança inclui a adoção de sistemas de relatórios não punitivos para todos que trabalham na operação; a oportunidade de identificar e detectar brechas de segurança antes que se tornem trágicas é fundamental para a segurança no local de trabalho e segurança pública”.

Uma consulta por e-mail à redação de mídia da Norfolk Southern para determinar seu status ou pontos de vista sobre o regime de conformidade de Confidencial Close Calls não foi retornada a tempo para publicação.

Regan da AFL-CIO observou que a primeira prioridade dos sindicatos que representam os trabalhadores do trem envolvido no descarrilamento da East Palestine é representá-los perante o NTSB. “Eles têm que manter sua posição no NTSB para garantir que não haja BS das ferrovias tentando encobrir o que aconteceu – isso explica por que você não está ouvindo as operações [na mídia]”, disse Regan. “E potencialmente, isso seria verdade para os inspetores de pista ou sinalizadores [mantenedores]; no minuto em que você começa a falar com a imprensa, você perde sua posição.”

Enquanto isso, até o momento em que este artigo foi escrito, as pessoas que foram forçadas a evacuar suas casas lotaram hotéis e motéis locais com suas vidas de cabeça para baixo. Os meios de comunicação da TV local começaram a relatar mortes de peixes locais. Pelo menos uma ação coletiva movida por residentes foi movida.

“Leslie Run sai da East Palestine e vai para Bull Creek, que depois vai para North Fork. E sabemos com certeza que houve alguma morte de peixes em Leslie Run e Bull Creek, e algumas partes do North Fork”, Matthew Smith, gerente assistente do rio cênico regional da Divisão de Áreas Naturais e Reservas de Ohio, disse à WKBN-TV .

A MÍDIA PÚBLICA PASSA

As notícias de última hora da afiliada da WESA NPR , com sede em Pittsburgh, se destacaram como exemplares. Sua reportagem não incluiu vozes trabalhistas, mas envolveu ambientalistas locais que estavam familiarizados com o impacto da confiança dos transportadores ferroviários em sua ‘programação ferroviária de precisão’, que incentivou a operação de trens mais longos e pesados ​​enquanto reduzia a força de trabalho.

Glenn Olcrest, da Pollution Protection Pittsburgh, disse à estação NPR local que uma evacuação semelhante na seção East Liberty de sua cidade exigiria a evacuação de mais de 30.000 residentes.

“Este é um projeto do que acontecerá em um bairro perto de você em Pittsburgh”, disse Olcrest à WESA.

A evacuada do leste da Palestina, Lisa Fulton, disse a um repórter da WKYC-TV [3News] que estava zangada com as autoridades e a companhia ferroviária porque inicialmente lhe disseram para evacuar apenas por precaução. “Acho que eles esconderam coisas de nós”, disse Fulton. “Quem sabe quando voltaremos? Nunca mais será o mesmo.”

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

Deixe um comentário