Mulheres e socialismo: três estudos de casos revolucionários

Por Donna Goodman, via Liberation School, traduzido por Elisa Brasil

As pessoas dos Estados Unidos foram continuamente ensinadas por quase cem anos que as revoluções socialistas na Rússia (1917), China (1949) e Cuba (1959) constituíram um perigo para o mundo. Todos os presidentes dos EUA demonizaram cada país e as suas lideranças. De modo que é compreensível que a maioria das pessoas aqui possuam pouco conhecimento factual sobre os avanços extraordinários das mulheres que seguiram a revolução. Este artigo examinará brevemente esse histórico.


Embora muitos avanços tenham sido alcançados através da luta dura por e para mulheres nos países capitalistas mais progressistas ou sociais-democratas, o que distingue os movimentos de mulheres socialistas daqueles dos países capitalistas é a ideia de que a completa libertação das mulheres não pode ser conquistada independentemente da libertação de todas as pessoas e da transformação total da sociedade.

As revoluções socialistas na Rússia, China e Cuba trouxeram ganhos imediatos para as mulheres com oportunidades de emprego, renda, proteções trabalhistas, sistema de saúde, direitos reprodutivos, educação, creches, liberdades pessoais e proteções contra a violência.

A União das Repúblicas Socialistas Soviéticas

A classe dominante dos EUA fez oposição ao socialismo revolucionário e ao comunismo, como um dos fundamentos da sua perspectiva política, desde o sucesso da Revolução Russa – liderada pelo Partido Bolchevique – que depôs o Czar Nicholas II, a rica aristocracia e os ricos proprietários de terra em Novembro de 1917. Isso não ocorreu por nenhuma lealdade especial ao czar ou por algum princípio de oposição a mudanças de governos. O diferencial na Rússia foi que a revolução provou que aqueles na base da sociedade, denominados como a “classe trabalhadora”, poderiam tomar o poder dos ricos e, então, manter esse poder. A Revolução Russa forneceu um exemplo vivo do que havia sido apenas teoria; ela forneceu uma lição universal, para povos oprimidos em todo o mundo, de que havia esperança na revolução. O Estado revolucionário da Rússia, liderado por Vladimir I. Lenin, imediatamente começou a cumprir sua promessa de “Pão, Paz e Terra” para os trabalhadores e camponeses dessa enorme, majoritariamente pobre e atrasada sociedade agrícola, onde apenas algumas grandes cidades haviam experimentado a industrialização.

Um dos primeiros atos do novo governo foi retirar-se da Primeira Guerra Mundial, demonstrando oposição à tática de colocar trabalhadores contra trabalhadores e contrariando os Estados Unidos e outros aliados bélicos. Em 1918, forças contrarrevolucionárias pró-czaristas (chamadas de Exército Branco, em oposição ao Exército Vermelho revolucionário) iniciaram uma amarga guerra civil para devolver a Rússia ao controle da aristocracia. Os Estados Unidos e outros 13 países invadiram a Rússia com tropas e materiais de guerra ao lado dos contrarrevolucionários. Foram necessários dois anos de luta até ficar claro que eles não podiam virar a maré Vermelha, até porque, como intrusos e apoiadores das odiosas velhas classes dominantes, eles gozavam de muito pouco prestígio entre as massas do povo russo. A tomada inicial do poder pelos revolucionários foi essencialmente rápida e sem derramamento de sangue, mas a guerra civil tirou milhões de vidas antes que as massas da Rússia finalmente derrotassem a contrarrevolução e consolidassem sua vitória.

Antes da revolução, o trabalho das mulheres russas, para a maioria delas, era o árduo trabalho doméstico e o trabalho agrícola. Em casa, as mulheres não tinham direitos e estavam à mercê de seus homens. A violência contra as mulheres era desenfreada. Quando a Primeira Guerra Mundial se aproximou e a Rússia começou a se industrializar, as mulheres começaram a trabalhar na indústria constituindo um terço da força de trabalho industrial, relativamente pequena no país. Sem assistência familiar, as trabalhadoras fabris sofreram com uma taxa de mortalidade infantil de dois terços. As mulheres se juntaram ao Partido Bolchevique em grande número e o partido demandou igualdade salarial, licença-maternidade, creches nas fábricas e o fim do espancamento de mulheres (que era legal na época) – e a paz.

Após a revolução, os primeiros anos da União Soviética trouxeram ganhos dramáticos na vida das mulheres tanto no papel quanto na prática. Esses ganhos estavam enraizados na participação das trabalhadoras russas no Partido Bolchevique e na conexão entre a classe trabalhadora e a luta das mulheres. De fato, foi uma marcha das trabalhadoras têxteis no Dia Internacional da Mulher em Petrogrado, em oposição à Primeira Guerra Mundial, aos altos preços e à opressão contra as mulheres trabalhadoras que culminou no movimento grevista que derrubou o Czar na primeira etapa da Revolução Russa em fevereiro de 1917. [1]

As mulheres soviéticas ganharam plena igualdade legal e política imediatamente após a revolução, incluindo o direito de voto. Algumas das tarefas mais isoladoras e onerosas que constituíam o “trabalho das mulheres” começaram a ser socializadas, com o estabelecimento de cozinhas comunitárias e refeitórios, lavanderias e creches. O aborto foi legalizado, tornado livre e sob demanda. No local de trabalho, as mulheres passaram a ser requeridas para os mesmos empregos que os homens, no serviço civil, na indústria, no partido e nas forças armadas. As trabalhadoras tinham licença-maternidade remunerada. A homessexualidade foi descriminalizada. O direito ao divórcio foi equalizado e o conceito de “ilegitimidade” foi abolido. A Educação universal era mandatória e começou a aniquilar o analfabetismo desenfreado. [2]

Tudo isso aconteceu imediatamente após a revolução. O que foi um passo surpreendente para os direitos legais, sociais e econômicos das mulheres – e, sem dúvida, não há paralelo em nenhum país capitalista, onde o Estado faz da vitória das reformas mais elementares uma luta amarga.

O principal obstáculo enfrentado pelo governo soviético central foi que o país não tinha um sistema administrativo adequado ou os meios tecnológicos – dado o seu desenvolvimento insignificante mesmo da infraestrutura básica das comunicações – para disseminar imediatamente essas mudanças para todas as cidades, vilas e aldeias. Nesses anos iniciais, o principal papel do governo revolucionário em relação à opressão das mulheres era eliminar velhas leis reacionárias e criar novas com base na igualdade. Isso resultou em uma nova estrutura legal para as mulheres locais, agindo individualmente ou em organizações especiais, lutarem e tornarem as novas leis uma realidade.

Alexandra Kollontai, uma revolucionária comunista e feminista, Comissária do Povo ao Bem-Estar Social e a primeira mulher a servir como diplomata soviético, apoiou firmemente as extensas mudanças no status das mulheres como líder de organizações especificamente de mulheres. A visão vanguardista de Kollontai sobre sexo e casamento foi amplamente marginalizada por homens e mulheres em seu partido, particularmente o que foi chamado de “amor livre”. Com isso, ela queria dizer relações sexuais e românticas livres da possessividade e propriedade burguesas. Sua visão das mulheres é expressa nesta citação: “Eu sempre acreditei que inevitavelmente chegará o tempo que a mulher será julgada nos mesmos padrões morais aplicados ao homem. Pois não é especificamente a sua virtude feminina que lhe dá um lugar de honra na sociedade humana, mas o valor da missão útil realizada por ela, o valor da sua personalidade como ser humano, como cidadã, como pensadora, como lutadora ”.

Alguns dos ganhos para as mulheres foram revertidos na década de 1930 sob o governo de Stalin, quando quase todas as esferas sociais, culturais e políticas estavam subordinadas às tarefas de reconstrução da unidade e fortalecimento nacional, preparativos de guerra e produção em geral. As mulheres foram novamente ensinadas “seu lugar” na família nuclear. A homossexualidade foi re-criminalizada e o aborto foi restringido. As leis de casamento e divórcio tornaram-se mais conservadoras e o conceito de ilegitimidade (relativo aos filhos fora do casamento) foi restaurado. Do ponto de vista socialista, esse caminho para construir a unidade nacional – com base na aliança com os setores mais conservadores da sociedade russa, ao invés de uma base revolucionária – não se justifica.

As mulheres soviéticas ainda usufruíam de alfabetização e educação universais, direitos políticos iguais, emprego elevado e medicina socializada. Então, na Segunda Guerra Mundial, a União Soviética chocou o mundo com a mobilização de 800.000 mulheres em funções de combate, desde unidades de infantaria da linha de frente até pilotos de caça. De um modo mais geral, as mulheres da União Soviética sacrificaram muito para defender seu país e derrotar a ameaça nazista – uma tarefa que em última análise tirou 27 milhões de vidas soviéticas.

Alguns dos direitos das mulheres que foram perdidos na década de 1930 foram novamente restaurados durante a década de 1950. [3] Ao mesmo tempo, as mulheres continuaram a ser sobrecarregadas pela dupla jornada, serviços sociais insuficientes e ações da supremacia masculina. [4] Sem a base material para reorganizar completamente a produção e a reprodução da sociedade – ou seja, socializar todo o trabalho doméstico, a criação dos filhos e os arranjos de vida que foram a base da “família nuclear” – a divisão sexual do trabalho e os pressupostos que vieram com isso não poderiam simplesmente ser abolidos.

O fim do socialismo e o triunfo do capitalismo em 1991 causaram a miséria extrema da grande maioria da população. A exploração econômica retornou vingativa. Os padrões de vida e a expectativa de vida despencaram a níveis anteriormente associados apenas a desastres naturais. Para as mulheres, isso se materializou em salários mais baixos, fim de benefícios sociais e, pela primeira vez em décadas, desemprego. A prostituição explodiu e as mulheres russas se tornaram alvos principais de traficantes sexuais internacionais. Washington apoiou e guiou os novos líderes capitalistas em Moscou que privatizaram e saquearam o que antes era propriedade coletiva, vendendo virtualmente todo o inventário econômico do país – indústrias, edifícios, recursos naturais, etc. – a preços ridiculamente baratos para uma nova e crescente classe de oligarcas bilionários do “livre mercado”.

A nova classe dominante também ressuscitou a liderança política e ideológica da antiga Igreja Ortodoxa Russa, que em sua maioria é altamente conservadora, pregando descaradamente os valores feudais e patriarcais. Enquanto a participação das mulheres na força de trabalho era de 57% (em 2013), houve um aumento de 30% no número de pessoas vivendo na pobreza, sendo a maioria dos pobres composta por famílias com crianças, desempregados, idosos, deficientes e mulheres. [5] A restauração da Igreja Ortodoxa Russa, cujas atividades foram significativamente restringidas durante a maior parte da existência da União Soviética devido ao seu papel na organização de atividades contrarrevolucionárias, também impactou negativamente os direitos das mulheres. Perto do fim da União Soviética, a liderança do país passou a permitir a transmissão dos cultos ortodoxos na televisão estatal e hoje a hierarquia da Igreja é novamente um pilar central da legitimidade do Estado, promovendo a subordinação das mulheres ao lar e à sociedade, bem como a intolerância contra a população LGBTQ.

As mulheres na Federação Russa agora sofrem “violência doméstica generalizada”, que está sendo combatida por um movimento de mulheres em crescimento e por várias organizações. No nível governamental, um comitê internacional da Convenção das Nações Unidas sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW), do qual a Rússia é signatária, criticou o país por não abordar a violência doméstica como uma violação contra os direitos das mulheres – e não apenas contra os direitos das crianças. Espera-se que a Rússia responda com informações sobre novas políticas e práticas. [6]

Como o líder revolucionário Lênin (1870-1924) tem sido continuamente demonizado pelos Estados Unidos desde a revolução, será de interesse de muitas feministas a leitura de sua obra para saberem que ele apoiava fortemente a libertação das mulheres. Ele pressionou muito por todas as reformas que foram implementadas até a sua morte aos 54 anos em consequência de uma série de derrames e dos efeitos de uma tentativa de assassinato em 1918. É difícil pensar em qualquer outro líder nacional na história – e muito menos naquele tempo – que tenha usado seu poder e influência para defender persistentemente os direitos das mulheres.

Aqui está uma seleção de apenas quatro trechos de seus escritos sobre as mulheres:

1918:  “A experiência de todos os movimentos de libertação mostrou que o sucesso de uma revolução depende do quanto as mulheres participam dela”.

1919: “Nós na Rússia não temos mais a base, os meios e a negação infame dos direitos às mulheres ou a desigualdade dos sexos, repugnante sobrevivente do feudalismo e do medievalismo que está sendo reformada pela burguesia avarenta… em todos os outros países do mundo sem exceção.”

1921: “Você não pode atrair as massas para a política sem atrair as mulheres também. Pois sob o capitalismo a metade feminina da raça humana é duplamente oprimida. A mulher trabalhadora e a camponesa são oprimidas pelo capital, mas acima e além disso, mesmo na mais democrática das repúblicas burguesas, elas permanecem, em primeiro lugar, privadas de alguns direitos porque a lei não lhes dá igualdade com os homens; e em segundo lugar – e esta é a principal questão – elas permanecem em ‘escravidão doméstica’, elas continuam a ser ‘escravas domésticas’, pois elas estão sobrecarregadas com o trabalho mais degradante, exaustivo e embrutecedor na cozinha e na casa da família. . …

Mais uma vez, em 1921: “As trabalhadoras participam cada vez mais da administração de empresas públicas e da administração do Estado. Ao engajarem-se no trabalho administrativo, as mulheres aprenderão rapidamente e alcançarão os homens. Portanto, eleitas mais mulheres trabalhadoras tanto comunistas quanto não-partidárias para o Conselho Comissariado do Povo (ou seja, o conselho governante), se ela é apenas uma trabalhadora honesta que é capaz de administrar o trabalho com sensibilidade e consciência, não faz diferença se ela não é membro do Partido. Que haja mais mulheres trabalhadoras no soviete de Moscou! Deixe o proletariado de Moscou mostrar que está preparado para fazer e está fazendo tudo pela vitória, pela luta contra a velha desigualdade, contra a velha humilhação burguesa das mulheres! O proletariado não pode alcançar a liberdade completa, a menos que alcance total liberdade para as mulheres”.

A República Popular da China

As mulheres chinesas sofreram milhares de anos de subordinação aos homens em casa, na sociedade e no Estado, antes do Partido Comunista, liderado por Mao Tsé-Tung, derrubar o antigo governo em 1949 após mais de 20 anos de luta revolucionária.

Seguindo os preceitos confucionistas de piedade filial, esperava-se que as mulheres fossem obedientes aos homens, assim como os cidadãos obedeciam ao governante e os jovens obedeciam aos idosos. Os princípios da subordinação das mulheres foram expressos nas práticas de infanticídio feminino, espancamento de esposas, venda e compra de mulheres e amarração de pés (“pés de lótus”).

Começando nos círculos imperiais do século X, os “pés de lótus” tornaram-se um costume predominante em toda a China. Meninas de apenas cinco anos teriam os dedos dos pés curvados para baixo e amarrados com um pano até ficarem permanentemente deformados e pequenos como um símbolo de suposta beleza feminina. A deformidade impedia as mulheres de andar qualquer distância e era uma das formas de mantê-las perto da casa e dependentes dos homens. Embora formalmente proibida no início do século XX, a prática não desapareceu até a revolução comunista. [7]

As mulheres participaram de rebeliões e movimentos de libertação a partir da década de 1850, lutando pelo casamento livre, pelo direito à educação e pelo fim da prática de amarração dos pés. Mesmo após o estabelecimento da república no início dos anos 1900, quando a última dinastia monárquica se dissolveu, as mulheres continuavam a lutar contra muitas das mesmas normas e exclusões patriarcais. Mas com a fundação do Partido Comunista da China, as lutas pela revolução e pela libertação das mulheres foram intimamente ligadas. [8]

A República Popular da China declarou seu compromisso com a igualdade das mulheres desde o início, como refletido nas famosas palavras de Mao:

As mulheres sustentam metade do céu.” A lei básica da RPC procurava “abolir o sistema feudal que mantém as mulheres escravas. As mulheres devem gozar de igualdade de direitos na vida política, econômica, cultural, educacional e social. A liberdade de casamento entre homens e mulheres entrará em vigor”.

Em 1955, Mao declarou:

“A fim de construir uma grande sociedade socialista, é de suma importância incitar as grandes massas de mulheres a participarem da atividade produtiva. Homens e mulheres devem receber pagamento igual para trabalhos iguais na produção. A igualdade genuína entre os sexos só pode ser realizada no processo de transformação socialista da sociedade como um todo ”.

Arranjos e casamentos infantis foram abolidos. O divórcio foi liberalizado e, como conseqüência, a taxa de divórcios disparou – o mesmo aconteceu 30 anos depois nos Estados Unidos. A poligamia e o uso de concubinas foram proibidos. As mulheres também foram recrutadas para se juntarem à força de trabalho. Berçários coletivos e refeitórios foram criados para acomodar as mulheres trabalhadoras. O ritmo do processo de libertação das mulheres na China desacelerou no final dos anos 50. À medida que o desenvolvimento econômico aumentava ou diminuía, o papel das mulheres na economia mudava desde a alta participação dessa força de trabalho, quando a economia podia absorver um número maior de novas trabalhadoras assalariadas, a maiores restrições em períodos de retração.

Durante a Revolução Cultural – período de 1966 a 1976, quando Mao e outros líderes do PCC pediram que as massas se rebelassem contra reacionários, fornecedores de ideias burguesas e todas as formas de opressão que ainda operam na sociedade – a participação das mulheres na força de trabalho e os níveis educacionais dispararam. Eles eram, de fato, mais altos do que qualquer período anterior ou seguinte. Mas com o fim e a derrota da Revolução Cultural, muito desse progresso foi revertido. A China não completou a tarefa de alcançar o status igualitário entre mulheres e homens na sociedade.

A massa de chineses era composta por camponeses pobres quando os comunistas entraram em Beijing. Devido à pobreza, um grande número de mulheres chinesas tinha poucas alternativas a não ser se prostituir. Estima-se que, em 1949, cerca de 50.000 mulheres trabalhavam nos bordéis de Xangai. Os comunistas proibiram a prostituição, iniciando uma campanha bem sucedida de reeducação e treinamento profissional para essas mulheres. A prostituição foi retomada em menor escala no final dos anos 1970, após a morte de Mao, simultaneamente ao expurgo da ala esquerda do Partido Comunista e à decisão de desenvolver um sistema econômico em grande parte capitalista. A reimposição da competição capitalista e a eliminação da rede de segurança social compelem inerentemente a criação de uma classe trabalhadora permanentemente ansiosa, e a seção menos segura dessa classe inevitavelmente se voltará para qualquer atividade que possa garantir sua sobrevivência.

Desde que o Partido Comunista começou a construir um sistema econômico majoritariamente capitalista chamado “socialismo com características chinesas” nos anos 80, as mulheres experimentaram diferenças salariais com os homens, tanto dentro das indústrias quanto entre indústrias que predominantemente empregam homens e mulheres. A participação das mulheres na força de trabalho é de 64%, mas seu status geral refletiu em grande parte o declínio da importância dada às questões das mulheres pelo Partido e pelo governo. O domínio masculino fortaleceu-se, assim como o papel das mulheres na família tradicional. [9]

A maior organização de mulheres na China continua a ser a Federação das Mulheres de Toda a China. [10] Estabelecida em 1949 como uma organização governamental, ela começou como uma federação de organizações regionais de mulheres, encarregada de construir o socialismo e de melhorar o status das mulheres em todos os locais. Ela tornou-se uma organização de massa dentro do PCC e mais tarde declarou-se uma ONG, que se conecta com os movimentos de mulheres internacionalmente, ao mesmo tempo que mantém fortes laços com o Partido. O seu trabalho centra-se na educação, no emprego e na influência das políticas do governo na igualdade e direitos das mulheres.

A erosão dos direitos das mulheres não prosseguiu sem luta. Por exemplo, as ações de rua em Pequim, em 2015, colocaram cinco feministas chinesas na prisão por protestarem contra coisas como o assédio sexual nos transportes públicos, a escassez de banheiros públicos para mulheres e o tormento da violência doméstica. Ao mesmo tempo que foram acusadas de perturbar a estabilidade pública, elas alegaram que a China não cumpriu as promessas da Revolução Chinesa pela igualdade das mulheres. As mulheres foram libertadas sob fiança após 37 dias. [11]

A República de Cuba

Cuba, uma pequena ilha agrícola subdesenvolvida à sombra do colosso ianque, a 90 milhas ao norte, estava sob controle militar e político dos EUA desde 1899. Isso acabou abruptamente no Ano Novo de 1959, quando o movimento revolucionário liderado por Fidel Castro expulsou os EUA e o ditador marionete Fulgencio Batista. Em um ano, o Tio Sam começou a impor sanções draconianas que se estenderam em um bloqueio severo, que ainda está em vigor no momento da redação deste texto. Além disso, o governo dos EUA iniciou um intenso esforço para subverter e derrubar o governo revolucionário, usando uma infinidade de táticas.

A condição e os direitos das mulheres melhoraram com o fim do domínio direto dos EUA, apesar das dificuldades do bloqueio econômico e comercial.

Cuba estabeleceu como objetivo a emancipação total das mulheres desde o início de sua revolução. Chamando a luta pela igualdade das mulheres de uma “revolução dentro da revolução”, Cuba entendeu que a libertação das mulheres não poderia ser alcançada da noite para o dia, ela deve fazer parte de um processo contínuo de educação, legislação e envolvimento das mulheres do país. Apesar de mais de meio século de bloqueio comercial imperialista, da constante interferência política dos Estados Unidos e das dificuldades econômicas causadas pela dissolução da União Soviética, Cuba continuou na direção do aprofundamento dos direitos, benefícios e igualdade das mulheres.

As mulheres tiveram que superar décadas de opressão, analfabetismo e a completa falta de oportunidades econômicas que existiam antes da revolução. Aquelas que estavam empregadas fora de casa trabalhavam principalmente como empregadas domésticas e trabalhadoras agrícolas. Outras trabalhavam em casa, como costureiras ou fazendo charutos. A economia cubana ainda não estava suficientemente desenvolvida para fornecer empregos para essa nova força de trabalho de modo que o Estado primeiro se concentrou em educar as mulheres para que elas pudessem ser empregadas no futuro, quando a economia pudesse absorvê-las e organizá-las para ensinar aos outros. Na verdade, jovens mulheres e meninas desempenharam papéis de liderança nas brigadas de alfabetização da revolução, viajando pelo interior para ensinar os residentes rurais a ler e escrever e ajudando a criar uma das sociedades mais letradas do mundo.

A Constituição cubana concede explicitamente às mulheres direitos econômicos, políticos, culturais, sociais e familiares iguais aos dos homens e proíbe a discriminação baseada em raça, cor da pele, sexo, origem nacional, crença religiosa ou qualquer outra forma de discriminação. Estes direitos foram mais tarde apoiados por disposições de várias leis, incluindo o inovador Código Familiar de 1975 que exige que os homens participem igualmente no trabalho doméstico, garante direitos iguais a mulheres e homens no casamento e divórcio, direitos parentais, de propriedade e direitos sociais iguais, além de direitos para as mulheres em casa. As revisões no Código Penal, legisladas em 1979 e 1984, incorporaram penalidades adicionais para violações da igualdade sexual da mulher.

Cuba foi o primeiro país a assinar, e o segundo a ratificar, a Convenção das Nações Unidas de 1979 sobre a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação contra as Mulheres (CEDAW) em 1980-81. Os Estados Unidos nunca o fizeram. O Plano de Ação Nacional foi instituído em 1997 para implementar os termos da 4ª Conferência das Nações Unidas sobre Mulheres em Beijing.

O movimento das mulheres cubanas tem sido importante para promover os ganhos das mulheres. As mulheres participaram da revolução, inclusive em cargos de liderança, desde o início.

A Federação de Mulheres Cubanas (FMC) é a agência nacional responsável pelo avanço das mulheres. Ela foi fundada em 1960 por Vilma Espín, líder da revolução. A FMC é uma organização não governamental com relações estreitas com o governo.

A FMC tem participado na formação do Código da Família e na luta pela sua implementação.

Segundo Espín:

Tivemos que mudar a mentalidade das mulheres – acostumadas a desempenhar um papel secundário na sociedade. Nossas mulheres haviam sofrido anos de discriminação. Nós tivemos que mostrar suas próprias possibilidades, sua capacidade de fazer todo tipo de trabalho. Tivemos que fazê-las sentir as necessidades urgentes da nossa revolução na construção de uma nova vida. Tivemos que mudar ambas: a imagem da mulher de si mesma e a imagem que a sociedade tem das mulheres.

Uma importante iniciativa inicial para ajudar algumas das mulheres mais oprimidas e exploradas em Cuba foi a criação de escolas para empregos domésticos. A primeira foi inaugurada em Havana em abril de 1961; eventualmente, cerca de 30.000 mulheres foram matriculadas em centenas de escolas em todo o país. As estudantes estudaram a revolução: reforma agrária, reforma do aluguel e reforma urbana, bem como habilidades vocacionais para prepará-las para outros trabalhos. Em 1968, as escolas não eram mais necessárias e foram fechadas. [12]

Para ajudar a eliminar os estereótipos, a FMC realiza treinamentos para oradoras e redatoras públicas e monta centros de aconselhamento para mulheres e famílias. Os currículos, os livros didáticos e as comunicações estão sendo constantemente revisados para eliminar a linguagem e os valores machistas, patriarcais ou discriminatórios. As relações parentais (se ainda não são trabalho doméstico compartilhado) são, cada vez mais, compartilhadas entre os pais e as mães, e a nova geração está amadurecendo para esperar esses valores. A federação também estabeleceu um programa de sensibilização para juízes, advogados, policiais e, até mesmo, para os estudantes de direito lidarem com as experiências e perspectivas das mulheres. O judiciário é supervisionado para garantir que as queixas das mulheres sejam respondidas em todas as etapas de uma ação ou investigação.

Hoje, as mulheres em Cuba representam 44% da força de trabalho. Elas são 66,4% de todos os técnicos, profissionais de nível médio e profissionais de nível superior. Elas compõem 72% de todos os trabalhadores da educação, 67% dos trabalhadores da saúde, incluindo 72% dos médicos e 43% de todos os trabalhadores da ciência. Estes números representam uma conquista extraordinária, sendo ainda mais significativa a sua realização por uma nação pobre sob bloqueio imperialista. [13]

Embora tenha havido muito progresso em termos de igualdade salarial, ainda há muito trabalho a ser feito para aumentar o acesso das mulheres a níveis profissionais mais altos e ao governo, área em que os homens predominam; além de continuar a mudar as atitudes masculinas em relação ao trabalho doméstico compartilhado e à criação dos filhos para que as mulheres sejam libertadas do dupla jornada de trabalho. [14]

A participação política das mulheres, particularmente, são altas em Cuba. Juntamente, a política governamental para o avanço das mulheres e o trabalho realizado pela FMC levaram a um progresso significativo na participação das mulheres no governo. Em 2013, as mulheres representavam 48,9% da Assembleia Nacional, classificando a legislatura de Cuba como a terceira do mundo em participação de mulheres. [15] Cerca de metade dos juízes, inclusive na Suprema Corte do Povo, são mulheres.

A mortalidade infantil e materna e os direitos reprodutivos são uma prioridade. A taxa de mortalidade infantil de Cuba em 2014 – mortes de bebês com menos de um ano – é de 4,7 a cada mil nascidos vivos, igual ao Canadá e a mais baixa da América Latina. [16] Esse número é 1,5 melhor do que o agregado dos EUA, inferior à taxa de 7,9 por mil do Distrito de Colúmbia e dos 13,3 de Detroit.

O aborto é gratuito, assim como todos os cuidados de saúde, e disponível sob demanda. Cerca de 77% das mulheres sexualmente ativas usam contraceptivos.

Creches infantis são um benefício determinado pelo governo e a licença maternidade, assim como a licença paternidade, são pagos. [17]

Crimes de violência contra as mulheres, especialmente estupro e agressão sexual, são severamente punidos em Cuba. Nos círculos oficiais, a violência contra as mulheres já era vista como algo tratado junto à revolução. No entanto, após a 4ª Conferência Mundial sobre as Mulheres da ONU em Pequim, em 1995, a FMC começou a viajar pelo país para descobrir se havia violência oculta e para criar mecanismos de notificação e intervenção comunitária.

O tradicional desequilíbrio entre homens e mulheres quanto à carga de trabalho em casa foi citado, por muitos, como (na verdade) a forma mais comum de injustiça que afeta as mulheres dentro da família, não a violência física.

A FMC também descobriu que, em vista da maior coesão social e das estreitas redes de comunicação entre as famílias e a vizinhança, os casos de violência contra as mulheres não poderiam ser ocultados, e quando tornavam-se conhecidos, a intervenção da comunidade era o mais provável.

Mariela Castro, filha de Vilma Espín com o presidente Raul Castro, e líder do Centro Nacional de Educação Sexual (CENESEX), abordou esta questão em uma entrevista de 2008:

As mulheres em todos os lugares, em todas as sociedades patriarcais, são vítimas de violência. Eu chamo isso de patologia do poder, já que se trata do exercício desigual de poder. (…) Temos leis severas contra a violência doméstica e sentenças muito duras, principalmente, para casos de abuso sexual contra crianças. A FMC está lançando mais e mais campanhas de informação e educação para aumentar a conscientização pública, especialmente entre as mulheres que são as principais vítimas. Mas os homens também são vítimas de sua educação e da forma como a masculinidade é retratada em todo o mundo, o que os torna muito vulneráveis e propensos a se tornarem opressores. Portanto, temos muito trabalho a fazer, afinal o que estamos fazendo não é suficiente. (…) Isso é mais comum entre os idosos do que entre os mais jovens. (…) Fizemos grandes progressos, mas não o suficiente para poder, pelo menos, fazer algumas mudanças. ” [18]

Como a violência de gênero não pode ser erradicada apenas por meios legais, o país, liderado pelo CENESEX e pela FMC, lançou programas de educação para homens e meninos, bem como mulheres e meninas; campanhas de artes e mídia para mudar a forma como as mulheres são representadas nas imagens públicas e na publicidade turística; e programas para aumentar as oportunidades para as mulheres. Esses esforços foram elogiados pelo secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em um discurso em 2014 em Havana. [19]

Os direitos LGBTQ estão avançando em Cuba, revertendo uma longa história de cultura machista e heterossexista. As relações sexuais entre adultos homossexuais com mais de 16 anos são legais em Cuba desde 1979, e a Constituição de 2018 define casamento como uma “união consensual de duas pessoas, independentemente do sexo”. Havana agora tem uma cena cultural gay aberta e vibrante. Campanhas educativas sobre questões LGBTQ são atualmente implementadas pelo CENESEX, e Cuba agora oferece aos cidadãos cirurgia de redesignação sexual (chamada “cirurgia de mudança de gênero” em Cuba) de forma gratuita.

Durante os anos de 2014-15 houve duas ocorrências significativas na direção de mais direitos para a comunidade LGBT: Mariela Castro votou na Assembléia Nacional contra uma nova lei trabalhista que proibia a discriminação baseada na orientação sexual porque não proibia também a discriminação baseada na identidade de gênero. E em 9 de maio de 2015, mil cubanos LGBT, liderados por Mariela, marcharam em Havana na oitava marcha anual contra a Homofobia e a Transfobia, onde 20 casais trocaram votos simbólicos.

Por lei, a força de trabalho feminina tem igualdade salarial com os homens. Mesmo nos anos 90, durante o “Período Especial em Tempo de Paz” – um período de extrema dificuldade econômica como resultado da perda do principal parceiro comercial de Cuba após o colapso da União Soviética – grandes esforços foram feitos para manter a igualdade entre homens e mulheres durante a crise econômica. O governo proibiu, por muito tempo, a prostituição e quase erradicou a prática em 1990, definindo-a como uma manifestação do colonialismo e da opressão. Mas a prostituição retornou a Cuba durante esse período de extrema calamidade econômica para toda a nação, quando houve uma redução de 85% do seu comércio exterior. Demorou quase uma década para o país se recuperar.

Antes da Revolução, Cuba era um centro de “turismo sexual” para as elites americanas ricas, após ela a prática foi quase que extinta por completo com programas educacionais, sociais e de emprego para as comunidades pobres de Cuba. Durante o Período Especial, uma dupla economia surgiu da combinação de dificuldades econômicas extremas e da aceitação de dólares americanos dos turistas. Isso contribuiu mais tarde para o retorno da prostituição, principalmente, em Havana. A cafetinagem continua a ser um delito e não existem mais bordéis ou “distritos de luz vermelha”.

Cuba é um país relativamente pobre, mas manteve firmemente seus valores socialistas e humanitários essenciais, mesmo sob as condições mais extremas causadas pelo bloqueio dos EUA e sua contínua subversão, além da eliminação da maioria dos aliados socialistas de Cuba.

Resumo

As revoluções socialistas descritas neste artigo estabeleceram as bases para profundos ganhos políticos, econômicos e sociais para as mulheres, mesmo que eles não tenham sido conquistados da noite para o dia. O colapso do movimento socialista internacional e a restauração do capitalismo em alguns dos países anteriormente socialistas fez com que a luta pela igualdade das mulheres retrocedesse em todo o planeta.

O movimento socialista do século XXI deve, claramente, incluir a erradicação da desigualdade das mulheres desde o início. Por exemplo, o Programa do Partido para o Socialismo e Libertação (PSL), que descreve o que um governo socialista de pessoas pobres e trabalhadores se propõe a fazer, estipula que “o machismo e outras formas de machismo e opressão das mulheres serão eliminados como uma tarefa imediata, reconhecendo que esse objetivo não será alcançado automaticamente ou por decreto. Será proibido defender qualquer forma de sexismo ou chauvinismo masculino ”.

O Programa prossegue pedindo a garantia do “direito das trabalhadoras receberem o mesmo pagamento, benefícios e tratamento que seus colegas homens”, o direito absoluto à contracepção, serviços de aborto, saúde pré e pós-natal de alta qualidade, cuidados e creches infantis; e o fim de todas as formas de discriminação contra qualquer pessoa com base na sua orientação sexual ou expressão de gênero.


[1] Jane Cutter, “Women’s Oppression,” Manuscrito não publicado “Opressão das Mulheres”, 2014.

[2] “Mulheres e a Revolução Russa,” original: “Women and the Russian Revolution,” http://www. bolshevik.org/1917/no7/no07wmru.html.

[3] Cutter, Women’s Oppression (A Opressão da Mulher).

[4] Mary Buckley, “Women in the Soviet Union,” Feminist Review 8, no. 1 (1981): 79, http://www.palgrave-journals.com/fr/journal/v8/n1/full/fr198113a.html. (“Mulheres na União Soviética”, Revista Crítica Feminista 8).

[5] Cutter, Women’s Oppression (A Opressão da Mulher).

[6] Joy Ziegeweid, “Justice for Russian Women? Russia Begins to Face Its Domestic Violence Problem,” (“Justiça para as mulheres russas? Rússia começa a enfrentar seu problema de violência doméstica ”), Human Rights Brief, November 2, 2014, http://hrbrief.org/2014/11/justice-for- russian-women-russia-begins-to-face-its-domestic-violence- problem/

[7] Yuhui Li, “Women’s Movement and Change of Women’s Status in China,” Journal of International Women’s Studies 1, no. 1 (2000): 30-40, http://vc.bridgew.edu/jiws/vol1/iss1/3. (“Movimento de Mulheres e Mudança do Estatuto da Mulher na China”, Revista de Estudos Internacionais da Mulher 1)

[8] “Women in the Chinese Revolution, 1921-1950,” People’s March, acessado em 24 de Agosto, 2016, (“Mulheres na Revolução Chinesa, 1921-1950”, Marcha do Povo).

[9] Li, Women’s Movement and Change of Women’s Status in China. (Movimento de Mulheres e Mudança do Estatuto da Mulher na China.)

[10] “All-China Women’s Federation,” http://en.wikipedia.org/wiki/All-China_Women%27s_Federation.

[11] Andrew Jacobs, “Taking Feminist Battle to China’s Streets, and Landing in Jail,” (Levando a batalha feminista para as ruas da China e acabando na cadeia) New York Times, April 5, 2015, http://www.nytimes.com/2015/04/06/world/asia/chinese-womens- rights-activists-fall-afoul-of-officials.html.

[12] Jane Cutter, “Women’s Oppression,” (“Opressão das Mulheres”).

[13] Jane Cutter, “Women’s Oppression” (Opressão das Mulheres).

[14] “Gender Equality and the Role of Women in Cuban Society” (Igualdade de gênero e o papel das mulheres na sociedade cubana), American Association University Women, fevereiro de 2011, acessado em 24 de agosto de 2016, http://www.aauw.org.

[15] Jane Cutter, “Women’s Oppression” (“Opressão das Mulheres”).

[16] The World Factbook,” (O livro de fatos mundiais) https://www.cia.gov/library/publications/the-world-factbook/rankorder/2091rank.html

[17] Jane Cutter, “Women’s Oppression” (Opressão das Mulheres).

[18] Mariela Castro, Entrevista para Edmundo García, trans. Walter Lippmann, http://www.walterlippmann.com/docs2294.html.

[19] Ban Ki-moon, Discurso de abertura em coletiva de imprensa em Havana, 28 de janeiro de 2014, https://www.un.org/sg/en/content/sg/ speeches/2014-01-28/opening-remarks-press-conference-havana

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

Deixe um comentário