O Antifascismo Multirracial do Partido dos Panteras Negras

Por Yoav Litvin, via Roar Magazine. Traduzido por Bruno Santana.

Entre 18-21 de julho de 1969, o BPP patrocinou uma conferência, convocando uma “Frente Unida contra o Fascismo” (UFAF); uma rede inclusiva e multirracial contra o capitalismo, o racismo e o imperialismo americanos. A conferência reuniu aproximadamente 5.000 pessoas de centenas de organizações radicais representando comunidades negras, pardas, latino-americanas, asiático-americanas e outras comunidades marginalizadas, além de muitos participantes brancos.


É hora de reviver o plano do BPP para uma rede multirracial de grupos revolucionários para enfrentar o capitalismo, o imperialismo e o racismo nos EUA.

No final dos anos 60 e 70, o Partido dos Panteras Negras (BPP) encarnou a vanguarda da revolução e da ação antifascista e antirracista nos Estados Unidos. O BPP formou um manifesto inclusivo centrado na questão de classe, promoveu a autodefesa armada e criou uma série de programas e serviços de sobrevivência das comunidades, que incluíam uma plataforma educacional sofisticada, clínicas de saúde gratuitas, café da manhã crianças, professores e muito mais. Além disso, o BPP utilizou arte e música, por meio de seu jornal e banda, para divulgar sua agenda revolucionária.

Em 1969, o BPP reconheceu a necessidade urgente de formar alianças entre grupos revolucionários para enfrentar a força generalizada do capitalismo e do imperialismo estadunidenses. A edição de 31 de maio do jornal The Black Panther, publicou um apelo para: “(…) uma frente que tenha uma ideologia revolucionária comum e um programa político que atenda aos desejos básicos e às necessidades de todas as pessoas na América fascista, capitalista e racista. ”

Entre 18-21 de julho de 1969, o BPP patrocinou uma conferência, convocando uma “Frente Unida contra o Fascismo” (UFAF); uma rede inclusiva e multirracial contra o capitalismo, o racismo e o imperialismo americanos. A conferência reuniu aproximadamente 5.000 pessoas de centenas de organizações radicais representando comunidades negras, pardas, latino-americanas, asiático-americanas e outras comunidades marginalizadas, além de muitos participantes brancos.

A cúpula da UFAF convocou a criação de Comitês Nacionais de Combate ao Fascismo (NCCF); uma rede multirracial de células sob a orientação da liderança do BPP como meio de promover os programas de sobrevivência da comunidade do BPP, incluindo o Controle Comunitário da Polícia. Em 1970, o Ministro da Defesa do BPP, Huey Newton, mudou a denominação do NCCF para Comitês de Sobrevivência Intercomunais para Combater o Fascismo (ISCCF), de acordo com sua teoria de intercomunalismo.

Na entrevista a seguir, falo com os médicos David Levinson e Gail Shaw, membros veteranos do primeiro NCCF / ISCCF branco em Berkeley, Califórnia. Levinson, filho dos fundadores do NCCF Saul e Cec Levinson, excursionou e se apresentou como um membro branco da banda do BPP The Lumpen, em um exemplo da natureza anti-racista do BPP. Shaw é o arquivista chefe do Its About Time – o arquivo oficial do BPP – junto com o membro veterano do BPP Billy X Jennings. Shaw e Levinson falam sobre a história pouco explorada e altamente relevante da cooperação multirracial e alianças antirracistas entre o BPP e trabalhadores de todas as origens étnicas, as atividades diárias do Berkeley NCCF / ISCCF e sua relação com o BPP, lições para as lutas de hoje contra o capitalismo e a supremacia branca, incluindo a perseguição implacável do BPP pelo estado e as contribuições seminais do BPP no campo da medicina, que inspiraram Shaw e Levinson em seu trabalho como médicos.

Yoav Litvin: Qual é a sua formação pessoal e familiaridade com a opressão?

Gail Shaw: Meus pais eram da primeira geração neste país. A família de minha mãe era judia da Polônia e a maioria deles foi assassinada em Auschwitz. Meu avô veio para os Estados Unidos ainda jovem, antes da guerra. A família do meu pai emigrou de Kiev para a América durante os pogroms pouco antes da revolução bolchevique. Cresci em uma família culturalmente judia e fui ensinada a sempre me levantar contra a injustiça. Meus pais me apoiaram para fazer o que eu acreditava, mesmo que fossem coisas que os assustassem.

Fui criada em uma Miami segregada. Lembro-me de quando tinha 6 anos, meu avô russo veio me visitar de NY. Ele falava iídiche e não lia inglês. Ele era um cara muito amigável e extrovertido. Caminhamos até o supermercado em nossa vizinhança e eu estava com sede. Havia duas fontes de água, marcadas “branca” e “de cor”, e ele me segurou e eu bebi da fonte “colorida”. Ele não sabia a diferença. Um estranho apareceu e começou a gritar com ele. Eu não entendia o que estava acontecendo na época – mas essa foi minha primeira experiência consciente com o racismo.

David Levinson: Nasci no Brooklyn, em Nova York, e cresci em Berkeley, na Califórnia. Meus pais eram progressistas e muito ativos politicamente. Eles estiveram envolvidos em muitos dos movimentos progressistas nos Estados Unidos – lutas trabalhistas nos anos 40, lutas antifascistas na época da segunda Guerra Mundial, o movimento dos Direitos Civis incluindo o Mississippi Summer Project (também conhecido como Freedom Summer), ajudaram os trabalhadores rurais para se sindicalizar na Califórnia e na greve e boicote da uva em Delano, além de atividades de oposição à guerra do Vietnã.

Meu próprio ativismo foi uma conseqüência natural do ativismo de meus pais.

Meus pais eram judeus. Meu pai cresceu em Spring Valley, NY, que naquela época era uma comunidade composta principalmente de judeus e negros pobres  da classe trabalhadora. Meus pais sempre buscaram incutir em seus filhos a perspectiva de que os judeus historicamente foram um povo oprimido e que nós, como judeus, devemos sempre agir como se tivéssemos acabado de sair da escravidão, que devemos sempre lutar contra a opressão e a injustiça. Meu pai se opôs veementemente às políticas de Israel contra os palestinos, que ele considerava opressivas e, portanto, contrárias à nossa história como judeus.

Fale sobre suas atividades com o NCCF / ISCFF.

Levinson: Trabalhar com o BPP era um projeto familiar. O envolvimento de minha família começou com minha mãe, que fundou o Comitê de Defesa de Huey Newton, que se organizou para apoiar a defesa de Huey, aumentar a conscientização sobre seu caso e lutar por sua libertação. Por meio desse trabalho, ficamos muito próximos da liderança do BPP.

A conferência da Frente Unida Contra o Fascismo (UFAF) convocou a criação de “Comitês Nacionais de Combate ao Fascismo” (NCCF) para organizar programas concretos de oposição ao fascismo incipiente.

Minha família formou o primeiro NCCF branco em Berkeley. Éramos brancos trabalhando em um bairro predominantemente branco de pobres e da classe trabalhadora. Funcionávamos como uma célula do BPP; participando e ajudando a organizar as atividades do BPP, frequentando as aulas de educação política do BPP, vendendo o jornal do BPP e trabalhando lado a lado com os membros do BPP. Ao mesmo tempo, tentamos desenvolver programas específicos para as necessidades de nossa comunidade.

Tínhamos um centro comunitário aberto 24 horas por dia, 7 dias por semana, onde trabalhávamos e vivíamos coletivamente e a partir do qual dirigíamos uma série de “programas de sobrevivência” no espírito do BPP. Esses programas foram elaborados para ajudar a aliviar as necessidades específicas da comunidade e fornecer avanços para a organização em direção a uma transformação revolucionária da sociedade; uma sociedade baseada na justiça social e ambiental.

Um dos principais programas era o “Controle Comunitário da Polícia”; demanda que consistia em colocar os departamentos de polícia sob o controle das comunidades para que servissem como uma forma de combater a brutalidade policial e evitar que os departamentos de polícia se tornem instrumentos de violência do Estado. Em nosso centro, tínhamos uma clínica médica de emergência, serviço de ambulância, serviços de encanamento e troca de janelas, creche, reforço escolar depois da escola e reuniões comunitárias. Todos esses programas eram gratuitos e envolviam muitos membros da comunidade.

Como o BPP foi retratado pela grande mídia nos EUA? Qual foi a sua função como aliados brancos?

Shaw: A mídia retratou o BPP como um grupo de ódio, um grupo de ódio nacionalista negro, um perigo para os brancos, etc. A própria existência de NCCFs brancos sob os auspícios do BPP neutralizou essa narrativa. Além disso, o BPP tinha coalizões com muitos grupos não negros, por exemplo, o Partido da Paz e da Liberdade, os Boinas Marrom, o grupo da Moratória do Vietnã e outros. O BPP organizou, defendeu e elevou a comunidade negra com uma análise de classe esquerdista, que reconheceu os problemas comuns enfrentados pelas comunidades pobres e oprimidas.

As pessoas também não percebem que foi Fred Hampton quem iniciou a Rainbow Coalition em Chicago e que Jesse Jackson mais tarde cooptou esse termo. Hampton reuniu a comunidade Appalachian, a comunidade negra, a comunidade porto-riquenha e outras. O NCCF / ISCCF em Chicago permaneceu ativo até 1980. Além dos programas de sobrevivência mencionados, ele tinha um programa de ônibus para prisões e sua própria revista – Keep Strong.

Como aliados brancos, havia lugares que podíamos ir e coisas que podíamos fazer que despertavam muito menos suspeitas. Por exemplo – transporte de equipamento técnico para eventos para fins defensivos.

Como a sua participação no The Lumpen, a banda de música do BPP, informa sobre o antirracismo ideológico do partido?

Levinson: O Ministro da Cultura do BPP, Emory Douglas foi o visionário por trás do Lumpen e nosso mentor. Ele supervisionou o Lumpen e foi o motor por trás do uso da arte e da música como veículos para espalhar a mensagem antirracista e de classe do BPP.

Todos nós no Lumpen consideramos nosso trabalho cultural uma forma de ajudar a divulgar a mensagem e o trabalho do BPP. Nunca se tratou de fama pessoal ou ganho financeiro. Desempenhar foi uma das muitas tarefas que empreendemos como quadros comprometidos.

Eu toquei com o The Lumpen durante toda a existência do grupo. Tivemos um bom som firme e uma mensagem oportuna – falando diretamente sobre as lutas das pessoas comuns. Nós tocamos em muitos locais diferentes; academias de campus universitários, porões de igrejas em bairros negros pobres, centros comunitários, clubes profissionais e casas de shows. O Lumpen colocou uma excelente atuação no estilo dos grupos rhythm and blues da época – ex. Tentações, Smokey Robinson e os Milagres.

Durante uma turnê com o The Lumpen, fomos convidados a nos apresentar em uma universidade em Minnesota pela União dos Estudantes Negros da escola. Havia dois caras brancos na banda naquela turnê, eu no sax e um guitarrista que foi contratado para o show. Nós nos apresentamos no ginásio da escola para um público considerável.

Durante a apresentação, desenvolveu-se uma forte tempestade de neve. Estávamos alojados longe do local da apresentação e voltar naquela noite significaria dirigir no meio da tempestade em condições perigosas. A união dos estudantes negros, que foi influenciado pelas tendências culturais nacionalistas da época, ofereceu a The Lumpen e aos membros Black da banda acomodações para ficar e esperar a tempestade passar, mas não quis abrigar nós dois que éramos brancos; precisaríamos encontrar acomodações alternativas. Os membros do Lumpen rejeitaram a oferta de imediato e disseram: “Não é isso que pretendemos no BPP. Se eles não ficarem, nenhum de nós ficará. ” Todos nós dirigimos de volta para onde estávamos hospedados juntos.

O que os líderes atuais podem aprender com o fim do BPP? Como o estado sabotou sua organização?

Shaw: O BPP subestimou a oposição inimiga e a força que eles empregariam contra um grupo pacífico que tentava elevar seu povo; organizando comunidades para autossuficiência, fornecendo cuidados de saúde em centros dedicados e educação em escolas e professores, e ajudando a alimentar uns aos outros.

Acho que algumas das coisas que levaram ao fim do BPP e do movimento na época foram, obviamente, o Programa de Contraespionagem do FBI (COINTELPRO) e a disseminação da desconfiança entre as pessoas. A falta de confiança é uma das maneiras mais fáceis de destruir um grupo.

Havia constante vigilância do FBI e assédio a todos. Poderia estar 30 graus lá fora e sempre haveria dois caras de terno e óculos de sol estacionados do lado de fora da casa, passando, provocando. Todo mundo foi grampeado na época. As drogas derrubaram nossas comunidades. O influxo de drogas foi organizado em um nível muito mais alto pelo governo, conforme descrito no livro de Gary Webb, Dark Alliance, transformado em um filme chamado Kill the Messenger. Ele detalhou como a CIA estava financiando sua guerra na Nicarágua trocando armas por drogas, o que basicamente levou à devastação de crack e cocaína em comunidades de cor aqui na América.

As drogas eram um grande problema e contribuíram para o fim do BPP.

Como seus esforços o informam sobre o movimento de protesto de hoje?

Levinson: Era um tipo muito diferente de realidade naquela época, embora os problemas que enfrentamos fossem os mesmos que enfrentamos hoje. O BPP era uma organização disciplinada com um programa, plataforma e um quadro de pessoas comprometidas que nos atraía. Sentimos que estávamos engajados em um propósito e uma agenda. Não estávamos simplesmente reagindo aos eventos; as realidades imediatas de opressão diária, brutalidade policial, exploração econômica e racismo institucionalizado, mas estávamos usando nosso ativismo com o propósito maior de transformar a sociedade e tínhamos uma estrutura dentro da qual fazer isso.

As realidades que hoje enfrentam as pessoas pobres e particularmente negras se intensificaram. Um incrível fermento de energia reativa se reuniu após o brutal assassinato de George Floyd e catapultou as questões do racismo institucionalizado e da brutalidade policial para um nível nacional. Esses protestos invocaram um discurso nacional fenomenal.

Eu encorajaria os jovens que estão justamente zangados a olhar para o BPP – não necessariamente como um modelo a ser replicado ou uma organização perfeita, mas como um pedaço da história que pode ter algo a oferecer, uma organização com um programa e uma plataforma, com o intuito de transformar a sociedade por meio de ações concretas e organizativas.

Eu também encorajaria as pessoas a considerarem a necessidade agora de uma frente única contra o fascismo. Não acho que o risco de fascismo neste país nunca foi maior do que é hoje sob a administração Trump.

Como o BPP contribuiu para a medicina nos EUA e no mundo?

Shaw: O BPP conscientizou o público sobre a anemia falciforme (AF) por meio do jornal e, em seguida, fez testes generalizados. Muitas pessoas, incluindo profissionais de saúde, desconheciam essa condição. O programa de testes e o aumento da conscientização pública levaram o governo a investir dinheiro em pesquisa e tratamento e na educação dos médicos sobre a doença.

As clínicas de saúde forneciam exames de saúde e cuidados primários muito necessários para áreas carentes. Dois deles, em Seattle e Portland, foram assumidos pelos condados e ainda estão abertos hoje. A Carolina do Norte tinha um serviço de ambulância gratuito porque as empresas de ambulância não iam para certas partes da cidade. Eles receberam treinamento EMT e foram licenciados.

Levinson: O BPP via os cuidados de saúde como um direito, não um privilégio. O BPP tinha plena consciência das enormes discrepâncias e desigualdades vividas pelos pobres, e principalmente pelas pessoas negras, em termos de acesso a cuidados de saúde de qualidade. Como tal, várias células criaram saúde gratuita clínicas que foram consideradas programas críticos de sobrevivência.

O Dr. Tolbert Small é um médico que trabalhou com o BPP. Ele administrou a Clínica Médica Gratuita George Jackson, uma clínica BPP em Berkeley, CA.

Era a visão do Dr. Small que o partido criasse a Fundação da Anemia Falciforme, que buscava aumentar a conscientização nacional sobre a SCA; uma doença que afeta principalmente os negros e foi amplamente negligenciada pela instituição médica. O BPP forneceu testes SCA gratuitos e se organizou em torno da disseminação de informações sobre SCA. Esse trabalho ajudou a chamar a atenção nacional e foi em boa parte responsável pela alocação de fundos do governo federal para pesquisas em SCA.

O Dr. Small testemunhou o uso da acupuntura quando viajou para a China como parte de uma delegação do BPP em 1972 (eu também fiz parte dessa delegação). Ele posteriormente estudou acupuntura por conta própria e a usou extensivamente como parte de sua prática médica. Os membros do BPP juntamente com os membros do Young Lords Party em Nova York criaram o primeiro centro de desintoxicação de drogas usando acupuntura em 1970 no Lincoln Hospital. Este trabalho lançou a base para protocolos desenvolvidos posteriormente usando acupuntura de ouvido para ajudar a tratar o vício e a abstinência de narcóticos.

Em uma nota pessoal, nossos quadros criaram um programa médico de emergência gratuito em nosso centro comunitário em Berkeley. Também tínhamos um serviço de ambulância gratuito como um dos programas de sobrevivência da nossa comunidade. Eu me ofereci na Clínica George Jackson. Foi essa experiência que me fez escolher retornar à faculdade para estudar medicina, incentivado e tendo permissão do comitê central do BPP.

Como alguém pode sustentar o espírito revolucionário fora de organizações como o BPP? Como o BPP afetou sua trajetória pessoal?

Shaw: Muitas pessoas que trabalhavam com o BPP ingressaram em profissões cruciais para as comunidades, como serviço social, direito e ensino. David Levinson e eu nos tornamos médicos. Muitos foram os que continuaram servindo suas comunidades e trabalhando para apoiar e libertar nossos presos políticos. Embora tenha havido muita repressão, muitas pessoas realmente prosperaram e aprenderam muito sobre organização e a coragem necessária para alcançar qualquer coisa que você definisse. Essa experiência teve um impacto duradouro em nossas vidas.

O simples fato de publicar o jornal Black Panther todas as semanas – notícias nacionais e internacionais com uma circulação de mais de 200.000 exemplares foi fenomenal. Lembre-se de que a maioria de nós tinha apenas 19, 20 anos. Tanto foi realizado por um grupo de jovens bem organizado e com poucos recursos, o BPP continua a ser uma inspiração na luta pela mudança social e justiça social.

Levinson: Em qualquer coisa que você fizer – música, arte, medicina, jornalismo, educação – você pode fazer parte de um quadro maior de transformação da sociedade.

Acabei indo para a faculdade de medicina porque estava muito inspirado pelos programas médicos gratuitos do BPP. Lembro-me de ter ido ao comitê central do BPP e pedido permissão para voltar à faculdade, da qual saí para fazer um trabalho político a fim de seguir uma carreira médica. Fui encorajado e apoiado pelo comitê central. Bobby Seale, presidente do BPP, disse-me “precisamos de médicos”.

Minha experiência com o BPP em particular e com o ativismo em geral me proporcionou o centro a partir do qual tenho feito escolhas sobre minha vida e minha carreira como médico – tentar fazer o que faço parte de algo maior e mais amplo. Há poder, beleza e humildade para trabalhar com um impulso fundamental para uma transformação positiva da sociedade.

Compartilhe:

Posts recentes

Mais lidos

Deixe um comentário